quarta-feira, 28 de abril de 2010

Membrana música vai ser lançada hoje


Num cenário de incertezas na indústria musical há hoje um paradoxo enfrentado pelos músicos: de um lado existe a grande facilidade de publicação proporcionada pela consolidação da internet como a mais poderosa ferramenta de comunicação. De outro a dificuldade de se destacar em meio a uma infinidade de bandas e artistas que a cada dia inunda os sites de música com produções de qualidade muitas vezes questionável. Surgem então iniciativas coletivas que pretendem, por meio da união de artistas afins, ganhar força e visibilidade além de movimentar a cena e estabelecer conjuntamente um ambiente favorável a produções mais duradouras. É a velha fórmula do "a união faz a força" aplicada ao mercado musical.

É nesse contexto que surge o selo cooperativo Membrana, que tem como principal motivador a necessidade de artistas independentes distribuírem e divulgarem sua produção. A idéia, que não pretende ser nova ou original, mas sim eficaz, é criar um núcleo de produção, distribuição e divulgação, que propicie ao artista lançar seu trabalho com um suporte profissional a um custo muito mais baixo do que se fosse fazê-lo isoladamente. A troca de experiências, a multiplicação de contatos, e o esforço coletivo são as fundações do Membrana.

Tendo como localização física a sede do estúdio Pato Multimídia, que fica no centro da capital mineira, o Membrana é aberto a artistas de qualquer região do país. Idealizado pelo guitarrista e produtor musical Leo Moraes (Valsa Binária), o selo cooperativo será lançado juntamente com uma coletânea em dois volumes que apresenta nove artistas. O panorama retratado pela coletânea mostra uma cena tão diversa quanto qualificada. Da sofisticação cool do compositor Sérgio Manto à crueza visceral de Bertola e os Noctívagos, o repertório passa pelo pop inteligente e jovial de Velásquez, Dom Az-Mute e SkivaZae, pela melancolia introspectiva de Sinnatras e Antenafobia, pelo regionalismo moderno de [Paz-Me] e pelo ecletismo bem humorado do Valsa Binária.

A ordem das músicas nos dois volumes em formato SMD foi definida pela radialista e grande incentivadora Rejane Ayres (Oi FM). A coletânea pretende ser o pontapé inicial em um processo de cooperação musical e operacional. O primeiro passo de uma série de ações coordenadas entre o selo e seus parceiros para promover o produto musical e valorizar o artista extendendo seu alcance para formação de público. A conexão com o Circuito Fora do Eixo, representado em Minas pelo Coletivo Pegada, é também uma prioridade para o selo e seus afiliados, pela capilarização que a organização possui por todo o país e pela sua natureza horizontal.

O EVENTO

O lançamento da coletânea Membrana Música acontecerá, em Belo Horizonte, no dia 28 de abril, às 19h, na Utópica Marcenaria (Av. Raja Gabáglia, 4700 - Sta. Lúcia). No coquetel haverá pocket shows de artistas participantes da coletânea e também uma apresentação do "Vamos Estar Fazendo", novo projeto do guitarrista Pedro Sá (Caetano Veloso e Orquestra Imperial) e do baterista e compositor Domenico Lancellotti (+2 e Orquestra Imperial).

Coletânea “Membrana Música” Vol 1 e 2
Lançamento: Membrana
Distribuição: Fora do Eixo Discos
Apoio: Coletivo Pegada e Circuito Fora do Eixo
Preço: R$ 5,00 (cada SMD)
http://www.membranamusica.com.br

--
Enviada por Flávio Henriques Charchar
Coordenador de Comunicação do Coletivo Pegada.
www.coletivopegada.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário