sábado, 1 de novembro de 2014

Novembro é o mês da Vitrola

Equipamento, que quase desapareceu, nos últimos anos ganhou milhões de fãs e até um mês em sua homenagem 

Thomas Edson, inventor da vitrola ao lado de sua invenção
 Há 137 anos, mais precisamente em 1877, o inventor Thomas Edison criou um dos mais importantes objetos da história da música: a vitrola. Ela teve o seu auge nos anos 70 e 80, mas a partir da década seguinte o vinil deu lugar aos CDs. A partir dos anos 2000, quando o MP3 ganhou espaço entre os ouvintes, ninguém imaginava que haveria espaço para CD ou mesmo o vinil. Para surpresa de muitos, vem crescendo o número de fãs e, para celebrar, desde o ano passado no mês de novembro é comemorado o chamado Mês da Vitrola.

Além do Mês da Vitrola, no dia 21 de novembro será comemorado o dia em que Thomas Edison fez a primeira exibição pública de uma de suas geniais invenções. No Dia da Vitrola, deverá ocorrer uma série de encontros entre os fãs dos famosos “bolachões”. Os primórdios da vitrola O aparelho criado por Thomas Edison chamava-se fonógrafo, e funcionava da seguinte forma: uma agulha lia os sulcos de cilindros de estanho, cobre ou cera, que eram formados pela gravação dos sons, e os reproduzia. Em 1888, Emile Berliner criou o gramofone, que tinha os mesmos princípios do fonógrafo, mas trazia inovações como a leitura da agulha em zigue zague e a amplificação do som por meio de uma corneta, que ficava instalada na parte de cima do aparelho.

Os discos de cera saíram de cena e deram lugar ao de goma-laca, uma espécie de borracha endurecida e pesada Berliner se uniu ao inventor americano Eldridge Johnson, e juntos criaram a empresa Victor Talking Machine Company, em 1901.

O gramofone passou por aperfeiçoamentos e alterações em seu design, e finalmente em 1906, nasce a Victrola pela Victor Company. A vitrola hoje A criação e o sucesso dos compact discs, ou CD´s, que estouraram no final da década de 1980 e início dos anos 1990, acabaram por adormecer o uso das vitrolas por alguns anos. Essa situação assim permaneceu assim até o início do século 21, quando os toca-discos voltaram com tudo, utilizando as mais modernas tecnologias de reprodução aliadas ao design retrô característicos dos reprodutores de bolachões. Atualmente, além de um belo objeto de decoração com ares vintage, a vitrola é mais uma excelente opção para ouvir seus artistas preferidos com a clareza e a qualidade superior do vinil. 

Fonte: Cultura Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário