terça-feira, 18 de maio de 2010

A voz de Lislie Fiorinni é o destaque do Projeto Terça em Cantoria desta semana



LISLIE FIORINNI canta nesta terça, 18 de maio, às 20 horas, no Projeto "Terça em Cantoria", no Jequitibar (Av. Assis Chateaubriand, 577 - Floresta.)

Lislie Fiorinni, mineira de vinte anos, natural de Nova Lima, desde muito nova já demonstrava sua imensa afinidade com a música. Aos 11 anos, em um restaurante da cidade natal, Lislie subiu ao palco pela primeira vez para ‘brincar’ de cantar em um videokê, tomando a atenção de todos os presentes com sua voz, que encantou os amantes da MPB.

Aos 15 anos, Lislie ingressou no CEFAR – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, onde estudou por quatro anos. Durante o período de conservatório, estudou canto lírico, regência, percussão básica, violão, expressão corporal, história da música, percepção musical, entre outras disciplinas, e se apresentou por diversas vezes nas Audições de Alunos no Palácio das Artes.

Lislie Fiorinni destaca-se no cenário musical como a grande promessa da música mineira, pois além de interpretar canções de artistas já consagrados, também se dedica a compor, trazendo para suas músicas uma originalidade muito propriamente sua. Palavras simples, expressões cotidianas e rimas bem humoradas delineiam um pouco de seu estilo, que une a estes elementos toda uma variedade de sons e ritmos.

Recentemente, Lislie Fiorinni investe em sua carreira solo, e dedica-se principalmente à vertente do samba, representando a diversidade cultural brasileira e envolvendo em seu trabalho uma mescla de tradição e inovação.

A participação no Vozes do Morro

No ano de 2009, o programa Vozes do Morro, uma iniciativa do Governo de Minas em parceria com o Servas e com o Sert-MG, selecionou dez grupos musicais a fim de produzi-los até dezembro. Dentre os nomes selecionados, consta o da dupla “Encontro Vocálico”, da qual Lislie Fiorinni é vocalista e compositora, tendo ela composto a canção “Amarela”, canção que lhes valeu a classificação.

A canção trata de uma desilusão amorosa, na qual o eu lírico é masculino. Figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia são recorrentes na letra do samba-choro composto por Lislie, agregando expressões populares e uma mensagem positiva no refrão.
Esta foi a primeira vez que Lislie trouxe a público uma de suas composições e, por isso, não esperava a classificação. Em parceria com Ernane Oliveira, Lislie Fiorinni teve a chance de gravar em estúdio a canção selecionada e também um videoclipe, que começará a ser exibido em todas as emissoras de televisão do estado durante os intervalos comerciais. A cantora espera que esta divulgação gere novas oportunidades para a dupla e também para o seu trabalho solo, o qual existe em paralelo.

Clipe disponível em:www.youtube.com/vozesdomorro
"Estampa do Brasil é Samba"

O novo projeto de Lislie Fiorinni, denominado “Estampa do Brasil é Samba”, tem como proposta valorizar o samba, este estilo musical tão genuinamente brasileiro. Desde suas origens até as transformações mais inovadoras, indubitavelmente o samba continua a ser o coração da música brasileira, pois sua pulsação e cadência trazem em si, em cada uma de suas fases, um pouco da história do Brasil. Em cada parte do país, em cada época, o samba recebeu influências e modificações que fizeram com que este estilo se tornasse realmente uma estampa do Brasil, tão diversificada e tão única.

Assim, o projeto “Estampa do Brasil é Samba” visa a trazer para o palco um extrato desta história tão vasta, de modo a proporcionar para o público uma visão do samba de ontem e de hoje, e, portanto, também uma visão do Brasil do passado e do presente. Do embrião do samba, fecundado pelos tambores das senzalas, até os clipes de pagode do youtube, este gênero musical não só recebeu diversos nomes como também diversas caras por exemplos o samba de roda, o samba de partido alto, o calango mineiro, o songo, o samba-choro, a bossa nova, o samba enredo, entre outros.

Cada influência, cada transformação, cada novo valor agregado à raiz do samba tem por trás uma importante história, que é consonante com a história do Brasil e do povo brasileiro. Portanto, “Estampa do Brasil é Samba” é o resultado da mistura dos mais variados temperos no caldeirão do samba, proporcionando ao público entretenimento e cultura.
Projeto "TERÇA EM CANTORIA"

A música sempre foi e será o refrescante bálsamo para a angústia e a dureza do dia-a-dia. Principalmente, nos dias atuais, em que a correria e o “stress” tomam conta de todos nós, os citadinos. Mas, a música não tem só esse atributo. É o melhor meio de expressarmos os sentimentos e as emoções, sejam de amor, paixão, alegria ou mesmo de tristeza. Agora, imaginem a possibilidade de podermos desfrutar de tudo isso, ouvindo e cantando junto a um artista de nossa preferência e admiração! E é isto que quer este projeto, motivar o público a cantar com o artista, pois como nos ensina a sabedoria popular, “Quem canta, os males espanta”.

Todas as terças-feiras, sempre a partir das 20 horas, no Jequitibar.
Ingressos a R$10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário