segunda-feira, 18 de março de 2013

Coral das Lavadeiras de Almenara recebe novas integrantes e grava disco


Comemorando 22 anos de destacada atuação no cenário artístico brasileiro, o Coral das Lavadeiras está gravando o terceiro Cd. Segundo Carlos Farias, cantor e produtor cultural, “o novo disco completará a trilogia iniciada com “Batukim Brasileiro – o canto das lavadeiras” (2002) e “AQUA – a música das lavadeiras do Jequitinhonha” (2005). Ele terá 12 canções inéditas, a maioria recolhida nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Os ritmos predominantes serão o batuque, afoxé, cabula e cantigas de roda, revelando influências africanas e portuguesas.

O sincretismo afro-católico marcará presença em mais de uma canção. O sagrado e o lúdico se encontrarão, de uma maneira festiva, brincante”.  A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais destinou recursos para a gravação, através de emenda parlamentar da autoria do deputado André Quintão.

Outra novidade é a inclusão de duas novas integrantes ao grupo: Mayra Alves e Mariana Gonçalves, netas de Mirian e Ana Isabel, respectivamente. Ambas estão com 16 anos e cresceram ouvindo as canções do coral. Elas também participam do disco.  Este é o elenco atual: Adélia Barbosa Silva, Ana Isabel da Conceição, Emília Maria de Jesus, Juracy Lima Silva, Mayra Alves de Oliveira, Mariana Gonçalves da Conceição, Mírian Fernandes Pessoa, Santa de Lourdes Pereira, Sebastiana Dias Silva, Tereza Fernandes de Souza Novais e Valdenice Ferreira Santos. 

O psicólogo Carlos Farias é o regente e coordenador dos projetos que envolvem o coral. 

Facebook: Carlos Farias Maxakali 
                Coral Lavadeiras de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário