segunda-feira, 12 de novembro de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga é comemorado com Mostra Cariri de Cultura Popular

No ano do Centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, três artistas mineiros foram selecionados para levar o espetáculo “Vida de Viajante” à Mostra Cariri de Cultura Popular. O trio, formado pela narradora de histórias Aline Cântia e pelos músicos Chicó do Céu e Carlinhos Ferreira, tem um trabalho de pesquisa e criação acerca da vida e obra de Gonzagão e faz um passeio literário e musical pela sua trajetória. Durante o espetáculo, o público será convidado a viajar de Exu-PE ao Sul, enfrentando Lampião, espiando a Coluna Prestes, conhecendo a polca paraguaia durante a Guerra do Chaco.

Além de percorrer feiras nordestinas, encontrar morenas em bailes e forrós mineiros, visitar circos interioranos, acompanhar trovadores e vaqueiros, fazer rimas, apreciar prosas com João do Vale, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, seguir reisados, pastoris celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro pra proteger a safra do milho e do feijão. Vai voltar pra casa de Gonzagão, no meio da madrugada, 16 anos depois de ter fugido de casa... Um espetáculo de 50 minutos em forma de prosa bem ao estilo da conversa mineira: pausada, com vivo sentido de observação, introspecção e humor – embalada pelas cordas, cantos e batuques.

A 14ª Edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece entre os dias 8 e 13 de novembro e vai percorrer 28 cidades da região, sendo Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Barbalha os principais pólos das apresentações. A apresentação de “Vida de Viajante” será no dia 12 às 20h na Praça da Sé, em Crato. A Mostra reúne outros espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Os artistas

Aline Cântia e Chicó do Céu vêm construindo uma trajetória de 06 anos de um trabalho de literatura e música pela narração de histórias. Durante estes anos, já se apresentaram em todas as regiões brasileiras e em festivais internacionais, como narradores convidados: Cuba, Costa Rica, Venezuela, entre outros. Acrescenta-se à realização dos espetáculos, ações que fomentam o encontro e o diálogo entre os artistas e as comunidades - o que vem sendo reconhecido por meio de prêmios e incentivos. Este ano eles estão gravando o primeiro CD “Contos de lá nos Cantos de cá”, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de BH.

Em 2012 ainda realizarão outros dois projetos premiados pela Funarte: Projeto Pará dos Vilelas: Um canto de palavra e memória - Literatura e Projeto Vida e Obra – Música. Para este trabalho, eles convidaram o músico Carlinhos Ferreira. Músico percussionista e compositor, Carlinhos Ferreira pesquisa ritmos brasileiros há mais de 15 anos e vivenciado diversas sonoridades junto aos mestres de folia, congo, catira, cateretê, cururu, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário