quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A obra de Sholem é tema de discussão no Centro de Estudos da Oralidade em São Paulo

Scholem Aleichem nasceu em 2 de março de 1859 em Pereyaslav, nos arredores de Kiev. Órfão de mãe aos 12 anos, usou o linguajar rude da madrasta como inspiração para seus primeiros escritos. Mais tarde, aproveitou os moradores judeus da vizinha Voronkov, onde foi criado, como modelos para seus personagens.

O escritor viveu na Suíça, Itália e Alemanha antes de emigrar em 1914 para os Estados Unidos, onde virou celebridade – seus funerais em Nova York, em 13 de maio de 1916, foram acompanhados por mais de cem mil pessoas. Ficou famoso fora do mundo judaico, na segunda metade do século XX, depois que suas histórias se tornaram a base para o musical “O Violinista no Telhado”, sucesso na Broadway e em Hollywood.

Antes de Scholem Aleichem, a ficção em idish tendia ao sentimentalismo, estilo novelão com muitas lágrimas e final feliz. Com ele e seus personagens, os leitores mergulharam nas agruras do cotidiano dos judeus na Rússia e se reconheceram em temas universais, como o conflito entre a tradição e o progresso, ou entre ricos e pobres, tratados de maneira ao mesmo tempo bem humorada e profunda.

Extraído do blog: museujudaicorj.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário