terça-feira, 25 de maio de 2010

Movimento musical em Belo Horizonte ganha projeto Vida Móvel de comunicação

O boom das redes sociais trouxe para a capital mineira uma mistura diferente: o VidaMóvel - uma rede social voltada para o lazer e entretenimento que funciona, não só como um roteiro de bares, restaurantes e casas de show, mas, principalmente, cria um canal de comunicação entre os consumidores e os estabelecimentos de lazer.

É simples e fácil – ao se cadastrar e criar seu perfil, o usuário passa a ter acesso à programação da noite de Belo Horizonte, monta sua agenda de balada, avalia os estabelecimentos, faz comentários, envia fotos e ainda pode avisar à galera em quais eventos estará presente. Em contrapartida, o estabelecimento pode divulgar sua programação semanal, criar campanhas e mensurar o retorno destas campanhas, utilizando o VidaMóvel como uma ferramenta de marketing preciosa, que poderá lhe auxiliar no direcionamento das ações voltadas para seu público.

A Obra Bar Dançante, tradicional na noite belorizontina e há quase 13 anos no cenário da nova música, entrou de cabeça nessa onda. Voltada para um público alternativo, fiel e exigente, a casa prestigia o trabalho de bandas independentes e recebe DJ's dos mais variados estilos, como o rock, black music, indie rock, música eletrônica, neo-mpb e outros. Segundo Claudão Pilha, um dos proprietários da casa, a parceria com o VidaMóvel prevê a utilização desta nova rede social e outros aplicativos, como o Twitter, e sua comunidade no Orkut, como uma forma de provocar seus clientes a participar diretamente da programação da Obra e criar eventos diferenciados.

Tales Lacerda, idealizador do VidaMóvel, esclarece que, com a parceria, diversas ações serão implementadas, como o dia interativo e a escolha do SET LIST mais criativo sugerido pelos usuários, ou as músicas mais pedidas, realização de gincana virtual em que serão lançados desafios com premiação diferenciada para cada resposta certa, promoções e vantagens que incentivem o usuário a chegar mais cedo ao estabelecimento, dentre várias outras atividades. A idéia de gerar campanhas por meio destas mídias, envolvendo o usuário e recompensando sua participação gera maior fidelização e incentiva o próprio usuário a retransmitir a informação, promovendo o estabelecimento.

A casa parceira do grupo A Obra, Obar Cervejaria, que funciona há três anos na capital e oferece um cardápio regado a boa música, cervejas especiais e petiscos variados, também participa oferecendo regalias neste circuito digital, ampliando ainda mais as possibilidades de interação entre os estabelecimentos e seus públicos.

Assim como diversas empresas que já utilizam estes meios para a manutenção de sua imagem e valorização de sua marca, os idealizadores do VidaMóvel e os proprietários do Bar Dançante A Obra identificaram nas mídias sociais um excelente meio de comunicação com seus clientes reais e potenciais, permitindo a participação desse público em um espaço aberto, livre para debates, opiniões, críticas e sugestões.

Atend. Imprensa:Ellen Nicoli/Vanessa Lima contato@vidamovel.com.br
Contato VidaMóvel: Tales Lacerda – tales@vidamovel.com.br

Obra/Obar: Claudão Pilha – claudao@aobra.com.br

sábado, 22 de maio de 2010

Duo Recitalista une a música de Leo Gandelman e Maria Teresa Madeira


O Duo Recitalista de Música Clássica traz uma releitura bem transparente e livre das peças tocadas com Orquestra bem com a possibilidade de novo repertorio, feito exclusivamente para esta formação minimalista.

Leo Gandelman
Filho de uma pianista clássica e de um Maestro, Leo Gandelman começou sua carreira como músico clássico, aos 15 anos se apresentando como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira nos “Concertos da Juventude”. Mesmo com o sucesso de sua carreira na música popular, Leo nunca deixou de lado a sua formação clássica que toma forma através do dueto com a pianista Maria Teresa Madeira calcado no repertório clássico Brasileiro e seus grandes expoentes, Villa-Lobos e Radamés Gnattali.

Maria Teresa Madeira

Desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical da pianista Maria Teresa Madeira encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico.

Já atuou como solista de diversas orquestras no Brasil e no exterior participou de bienais de Música Brasileira Contemporânea, diretora musical e pianista de diversas peças teatrais e na TV. No lado acadêmico, é professora do Conservatório Brasileiro de Música além de workshops e festivais de música por todo o Brasil.

Repertório:
Fantasia para Sax Soprano - Heitor Villa Lobos
Quatro canções da Floresta do Amazonas - H Villa Lobos
Trenzinho Caipira - H Villa Lobos
Brasiliana 7 - Radames Gnattalli
Bate Papo - Radames Gnattali
Gaucho - Chiquinha Gonzaga
Brejeiro - Ernesto Nazare
Luiza - Tom Jobim

Dia: 22/05/2010 (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Teatro SESI Campos
Capacidade Limitada: 200 espectadores
Ingressos: R$ 2,00(inteira)
R$ 1,00 (Meia - estudantes, idosos e sócios)

Hoje tem música de Regis d´Almeida na Feira Coberta do Padre Eustáquio


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Orquestra de Câmara Opus se apresenta em Belo Horizonte e Nova Lima

Depois da apresentação em Belo Horizonte, a Orquesta Opus segue para Nova Lima, onde faz show no Teatro Municipal, no dia 30, às 20 horas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A música e a poesia de dois jornalistas se encontram hoje no Mix Cultural




Dois jornalistas artistas fazem show hoje no Espaço Mix Cultural (avenida Getúlio Vargas, 622, Savassi, Belo Horizonte, Minas Gerais), a partir das 19 horas.

Anand Rao e Brenda Mars se encontram pela primeira pela primeira vez em apresentação única.
Imperdível!

Faça sua reserva!

Na ocasião serão vendidos os livros de autoria da poeta Brenda Mars. Os recursos das vendas vão para projetos de incentivo à leitura, de produção artística e comunicação alternativa do Instituto Imersão Latina.

II Mostra de Artes de Jornalistas artistas
Jornalistas/artistas de Minas podem inscrever trabalhos para serem expostos na II Mostra de Arte da Casa dos Jornalistas de 27 de maio a 25 de junho. A data limite para envio de propostas artísticas é amanhã, 21. Mais informações em: http://imersaolatina.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Beatriz azevedo está em turnê com Alegria

Agenda de shows:
22 maio sábado 21h
TEATRO COLETIVO
Rua da Consolação 1623 São Paulo - ENTRADA FRANCA
28 maio sexta
RADIO FRANCE INTERNATIONALE Paris
29 maio sábado 21h
FESTIVAL FEMMES DU MONDE Paris
www.satellit-cafe.com/public/page.tpl

Encontro de Música e Mídia recebe trabalhos de pesquisadores e artistas para o Musimid


O
Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid convida pesquisadores, professores, estudantes e artistas a submeterem trabalhos para o 6º Encontro de Música e Mídia: Música de/para, a se realizar nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2010 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


Nesta edição, o Encontro se dedicará à abordagem da música e suas inter-relações com as linguagens da mídia, tendo como preocupações discutir:


a) se a tecnologia sofre mudanças (e, cada vez, em maior quantidade e velocidade), que transformações se verificam na recepção da produção musical por parte dos ouvintes/espectadores? Quando e de que maneira elas podem ser observadas? E, reciprocamente:


b) posto que a recepção é uma função ativa, que referenciais os ouvintes/espectadores provocam nos emissores da mensagem (produtores, compositores, sonoplastas etc.), e de que forma a produção musical é impactada pela recepção?


Esses e outros aspectos serão abordados no evento de diversas maneiras: em mesas redondas, sessões temáticas, palestras e oficinas. A programação é voltada tanto ao público acadêmico e artístico quanto a demais interessados. Os eixos temáticos propostos são:


1- O artista e a imagem do artista como pólos de informação e difusão da obra;

2- Novas linguagens e novos hábitos de escuta;

3- Música, comunicação e recepção;

4- Música, linguagens sonoras, linguagens audiovisuais e performance ao vivo.


Os interessados em submeter propostas para apresentação deverão enviar um resumo de até 250 palavras, em português, inglês ou espanhol, até o dia 26 de junho de 2010. O resumo deverá ser acompanhado por: nome completo, filiação acadêmica / institucional (se houver), e-mail para contato, 5 a 10 referências bibliográficas e 3 a 5 palavras-chave. A submissão deverá ser feita exclusivamente pelo endereço http://www.musimid.mus.br/6encontro.

Serão aceitos os trabalhos das diferentes áreas do conhecimento que tangenciarem um dos temas do evento e que apresentarem interfaces entremúsica e mídia. Professores, pesquisadores, artistas e estudantes de pós-graduação poderão participar de sessões de comunicação oral ou audiovisuais; estudantes de graduação, de sessões de pôsteres. As instruções para apresentação, formatação do pôster e envio do texto completo para os Anais serão enviadas posteriormente aos autores de trabalhos aprovados.


Mais informações:

Blog MusiMid: http://www.musimid.mus.br/blog

Hot-site: http://www.musimid.mus.br/6encontro

E-mail: musimid6@gmail.com

terça-feira, 18 de maio de 2010

A voz de Lislie Fiorinni é o destaque do Projeto Terça em Cantoria desta semana



LISLIE FIORINNI canta nesta terça, 18 de maio, às 20 horas, no Projeto "Terça em Cantoria", no Jequitibar (Av. Assis Chateaubriand, 577 - Floresta.)

Lislie Fiorinni, mineira de vinte anos, natural de Nova Lima, desde muito nova já demonstrava sua imensa afinidade com a música. Aos 11 anos, em um restaurante da cidade natal, Lislie subiu ao palco pela primeira vez para ‘brincar’ de cantar em um videokê, tomando a atenção de todos os presentes com sua voz, que encantou os amantes da MPB.

Aos 15 anos, Lislie ingressou no CEFAR – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, onde estudou por quatro anos. Durante o período de conservatório, estudou canto lírico, regência, percussão básica, violão, expressão corporal, história da música, percepção musical, entre outras disciplinas, e se apresentou por diversas vezes nas Audições de Alunos no Palácio das Artes.

Lislie Fiorinni destaca-se no cenário musical como a grande promessa da música mineira, pois além de interpretar canções de artistas já consagrados, também se dedica a compor, trazendo para suas músicas uma originalidade muito propriamente sua. Palavras simples, expressões cotidianas e rimas bem humoradas delineiam um pouco de seu estilo, que une a estes elementos toda uma variedade de sons e ritmos.

Recentemente, Lislie Fiorinni investe em sua carreira solo, e dedica-se principalmente à vertente do samba, representando a diversidade cultural brasileira e envolvendo em seu trabalho uma mescla de tradição e inovação.

A participação no Vozes do Morro

No ano de 2009, o programa Vozes do Morro, uma iniciativa do Governo de Minas em parceria com o Servas e com o Sert-MG, selecionou dez grupos musicais a fim de produzi-los até dezembro. Dentre os nomes selecionados, consta o da dupla “Encontro Vocálico”, da qual Lislie Fiorinni é vocalista e compositora, tendo ela composto a canção “Amarela”, canção que lhes valeu a classificação.

A canção trata de uma desilusão amorosa, na qual o eu lírico é masculino. Figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia são recorrentes na letra do samba-choro composto por Lislie, agregando expressões populares e uma mensagem positiva no refrão.
Esta foi a primeira vez que Lislie trouxe a público uma de suas composições e, por isso, não esperava a classificação. Em parceria com Ernane Oliveira, Lislie Fiorinni teve a chance de gravar em estúdio a canção selecionada e também um videoclipe, que começará a ser exibido em todas as emissoras de televisão do estado durante os intervalos comerciais. A cantora espera que esta divulgação gere novas oportunidades para a dupla e também para o seu trabalho solo, o qual existe em paralelo.

Clipe disponível em:www.youtube.com/vozesdomorro
"Estampa do Brasil é Samba"

O novo projeto de Lislie Fiorinni, denominado “Estampa do Brasil é Samba”, tem como proposta valorizar o samba, este estilo musical tão genuinamente brasileiro. Desde suas origens até as transformações mais inovadoras, indubitavelmente o samba continua a ser o coração da música brasileira, pois sua pulsação e cadência trazem em si, em cada uma de suas fases, um pouco da história do Brasil. Em cada parte do país, em cada época, o samba recebeu influências e modificações que fizeram com que este estilo se tornasse realmente uma estampa do Brasil, tão diversificada e tão única.

Assim, o projeto “Estampa do Brasil é Samba” visa a trazer para o palco um extrato desta história tão vasta, de modo a proporcionar para o público uma visão do samba de ontem e de hoje, e, portanto, também uma visão do Brasil do passado e do presente. Do embrião do samba, fecundado pelos tambores das senzalas, até os clipes de pagode do youtube, este gênero musical não só recebeu diversos nomes como também diversas caras por exemplos o samba de roda, o samba de partido alto, o calango mineiro, o songo, o samba-choro, a bossa nova, o samba enredo, entre outros.

Cada influência, cada transformação, cada novo valor agregado à raiz do samba tem por trás uma importante história, que é consonante com a história do Brasil e do povo brasileiro. Portanto, “Estampa do Brasil é Samba” é o resultado da mistura dos mais variados temperos no caldeirão do samba, proporcionando ao público entretenimento e cultura.
Projeto "TERÇA EM CANTORIA"

A música sempre foi e será o refrescante bálsamo para a angústia e a dureza do dia-a-dia. Principalmente, nos dias atuais, em que a correria e o “stress” tomam conta de todos nós, os citadinos. Mas, a música não tem só esse atributo. É o melhor meio de expressarmos os sentimentos e as emoções, sejam de amor, paixão, alegria ou mesmo de tristeza. Agora, imaginem a possibilidade de podermos desfrutar de tudo isso, ouvindo e cantando junto a um artista de nossa preferência e admiração! E é isto que quer este projeto, motivar o público a cantar com o artista, pois como nos ensina a sabedoria popular, “Quem canta, os males espanta”.

Todas as terças-feiras, sempre a partir das 20 horas, no Jequitibar.
Ingressos a R$10,00.

domingo, 16 de maio de 2010

James Dio - a life and death by love to the heavy metal music


RONNIE JAMES DIO
(10 de julho de 1942 — 16 de maio de 2010)


Death By Love

One night when the stars were right
For the gypsy queen
And she found she could drog you down
To a place that's in - between it all she's a
Madman with a delicate hand and evil eyes
And I've heard she'll only say a word
And that's enough to satisfy

Don't ask why
Don't even think about it
Brave men die
But what a way to go

She's not above
Death by love

One spell from the wishing well
And you're nevermore
Bad start for the sacred heart
Cause the end has come before the beginning

Knee deep in the darkest sleep
But the eyes see all
So high you could break the sky
And never feel the fall to come

Strong men die
But what a way to go

She's not above
Death by love

Don't ask why
Don't even think about it
Brave men die
But what a way to go

You've got symptoms of
Death by love
She's not above
Death by love

Don't ask why
Don't even guess about it
All men die
But this is death by love

Morte por amor (Tradução)

Uma noite quando as estrelas estavam certas
Para a rainha cigana
E ela achou que ela podia te levar pra baixo
Para um lugar contido – entre isso tudo ela é uma
Louca com uma mão delicada e olhos maus
E eu ouvi ela ira dizer somente uma palavra
E é o suficiente para satisfazer

Não pergunte por que
Não pense sobre isso
Homens bravos morrem
Mas de que maneira ir

Ela não está acima
Morte por amor

Um encanto do poço de desejos
E você nunca mais
Estrela mau para o coração sagrado
Por que o fim veio antes do inicio

Joelho profundo no mais escuro sono
Mas os olhos vêem tudo
Tão alto que você poderia quebrar o céu
E nunca sentir a queda vir

Homens fortes morrem
Mas de que maneira ir

Ela não está acima
Morte por amor

Não pergunte por que
Não pense sobre isso
Homens bravos morrem
Mas de que maneira ir

Você tinha sintomas de
Morte por amor
Ela não está acima
Morte por amor

Não pergunte por que
Nunca adivinhe sobre isso
Todos homens morrem
Mas isto é morte por amor

sábado, 15 de maio de 2010

Vai ter cometa na virada cultural

Nesse sábado tem Virada Cultura em São Paulo e o site do Imersão Latina preparou um especial sobre a festa cultural madrugada a dentro.
Confira www.imersaolatina.com

Veja programação completa da virada 15 e 16 de maio no site: http://viradacultural.org

O difícil é escolher em qual show ir.

sábado, 8 de maio de 2010

Era uma vez uma casa torta em uma tarde...

TARDES TORTAS 2010

O FESTIVAL

Música, artes plásticas, álcool, diversão e experimentalismo. Assim sintetiza-se o festival Tardes Tortas. 5 datas, sempre no segundo sábado do mês - de Maio a Setembro - no espaço Casa Torta.
Um belo terraço a disposição de um genuíno movimento alternativo.

O festival
Tardes Tortas é parte integrante do circuito Pinga Fogo, que tem como objetivo a produção de festas em residências, locais públicos, entre outros espaços inexplorados.

MÚSICA
PROA (a confirmar)
ZIMUM

ARTISTAS PLÁSTICOS
ANNA CUNHA (a confirmar)
CACO MOTA

CASA TORTA
É um apartamento em cima dos 3 principais botecos do bairro esplanada, com direito a terraço e pôr do sol. Na principal rua do bairro, à 5 minutos do centro.

Endereço:
Rua 28 de Setembro, 256, apartamento 101.
Subindo a escadaria, a esquerda.












HORÁRIO
15 horas: portaria e bar
16 horas: começa o som
OBS. A portaria se fecha com a lotação máxima.

DATAS
8 de maio
12 de junho
10 de julho
14 de agosto
11 de setembro

PROGRAMAÇÃO
TARDE UM - 8 de maio
Música: 4 Instrumental, Jazz Comfusion e Iconili
Arte: Clara Valente

TARDE DOIS - 12 de junho
Música: Rafael Bizzotto, Fada Robocop Tubarão e Constantina
Arte: João Maciel

TARDE TRÊS - 10 de julho
Música: Zimun, Trio Andansas e PROA
Arte: Mirele Brant e Caco Motta

TARDE QUATRO - 14 de agosto
Música: Grupo Porco, Lise e PD Objetos
Arte: Melissa Rocha e Anna Cunha

TARDE CINCO - 11 de setembro
Música: Contracidade, Dibigode, Indiada Magneto e Ballet
Arte: Ant + Diaz e Leonora Weissmann

INFORMAÇÕES

APOIO
SUCO
ESTÚDIO CAIXA D'OVO - 31 9245 5095 - http://caixadovo.blogspot.com/
DIMINUTO aluguel de som - 31 8462 5456 - http://diminutoalugueldesom.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rap criado por indígenas em ponto de cultura está no blog coletivo da MTV

O Hip Hop do grupo indígena Brô MC’s chegou à rede MTV. O CD do grupo musical da etnia Guarani Kaiowá, de Dourados/MS, foi gravado depois que os jovens, membros do grupo, participaram de uma oficina de Rap realizada em 2009, na aldeia Jaguapirú Bororó, onde vivem.

A oficina é um projeto do Ponto de Cultura Todas as Idades, realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC), que promove nas aldeias os pontos de Literatura, de Tecelagem Indígena e de Hip-Hop.

A MTV está divulgando o disco no Blog Coletivo, especializado em Hip Hop. A gravação do CD Demo do grupo, cantado na língua falada pela etnia, é um projeto experimental e visa dar voz aos anseios e luta dos povos indígenas. Por meio do Rap, os jovens buscam retratar a realidade vivida pelas comunidades indígenas e divulgar sua cultura.

O endereço eletrônico do blog da MTV é : http://mtv.uol.com.br/coletivo/blog

Brô MC’s tocam do evento AVA Marandu - Os Guarani Convidam

O grupo de Hip Hop Brô MC’s é uma das atrações que se apresentam no evento AVA Marandu - Os Guarani Convidam, que acontece de 11 a 15 de maio, em Campo Grande/MS. Na agenda de programação do grupo se destaca a abertura da apresentação do cantor Milton Nascimento, no show de encerramento Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani, no sábado, dia 1, na Praça do Rádio Clube.

Confira a programação completa no sítio do evento em: pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu

(Heli Espíndola-Comunicação/Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural - http://cultura.gov.br)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Grupo Urucum na Cara faz show no teatro Izabela Hendrix

Show do GRUPO URUCUM NA CARA
8 e 9 de maio de 2010

Sábado às 21h
Domingo às 19h
TEATRO Isabela Hendrix
(Rua da Bahia , 2020, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil)

ENTRADA FRANCA

www.urucumnacara.blogspot.com
www.myspace.com/grupourucumnacara

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Nádia Campos se apresenta amanhã no projeto Terça em Cantoria


Nesta terça-feira, 4 de maio, a partir das 20 horas, haverá show de Nádia Campos pelo Projeto "Terça em Cantoria", no Jequitibar (Avenida Assis Chateaubriand, 577 - Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil). A entrada custa R$ 10,00.

Nádia Campos canta desde os seis anos, é um canto sem fronteiras em conseqüência do seu espírito andarilho. Nasceu em Minas Gerais. Ama a natureza e canta a luta pela sobrevivência do que é puro e essencial.

O gosto pelo simples e pelas culturas tradicionais levaram-a a enveredar-se pelos caminhos das raízes brasileiras e latino americanas. Aos nove anos de idade, participou da gravação do disco Enrola Bola do músico Rubinho do Vale. Participou de festivais estudantis, de encontros de musica. Estudou na Fundação de Educação artística em Belo Horizonte com o professor paraguaio Eládio Pérez Gonzáles. Participou da gravação e do lançamento do CD “Andejo” de Joacir Ornelas e do CD ”Cantilenas de Jardim” de Fernando Guimarães. Gravou no disco “Jardim de Todos” poemas musicados de Carlos Rodrigues Brandão ao lado de João Arruda, Chico Moreira, Fernando Guimarães, Dércio Marques, Daniela Lasálvia, Lira Marques, Ronaldo Pizzi, Josino Medina. Participou da gravação do disco “Umumakaia, espírito do vento” de Sotero Sol, com canto e flauta doce.

Acompanhou e registrou congadas, marujadas, batuques, cantadores e cantadeiras em Minas Gerais. Realizou oficinas e apresentações para mais de 500 crianças no país. Assisitiu a Conferencias, apresentaçoes e oficinas no Encontro “Guitarra de Américas” em outubro, em Santiago do Chile.

Percorreu Argentina e Chile em 2007, 2008 e 2009, pesquisando ritmos, cantos, instrumentos e tradições. Em 2008, gravou seu primeiro disco “Por que Cantamos”, inspirado no poema do poeta uruguaio Mario Benedetti, com participações de Dércio Marques, Chico Moreira e Poli Brandani. Se apresentou em diversos espaços culturais e tvs públicas como TV PUC e TV Minas.
Projeto "TERÇA EM CANTORIA"

A música sempre foi e será o refrescante bálsamo para a angústia e a dureza do dia-a-dia. Principalmente, nos dias atuais, em que a correria e o “stress” tomam conta de todos nós, os citadinos. Mas, a música não tem só esse atributo. É o melhor meio de expressarmos os sentimentos e as emoções, sejam de amor, paixão, alegria ou mesmo de tristeza. Agora, imaginem a possibilidade de podermos desfrutar de tudo isso, ouvindo e cantando junto a um artista de nossa preferência e admiração! E é isto que quer este projeto, motivar o público a cantar com o artista, pois como nos ensina a sabedoria popular, “Quem canta, os males espanta”.

Mais informações: 3271-6522