Show de lançamento do CD "Cru, Cozido e Repartido", de Mauro Rodrigues e a Musicosfera será 9 de outubro no Conservatório da UFMG
Mauro Rodrigues - Foto por Gal Oppido |
Por Agatha Azevedo
Da parceria entre Mauro e Rafael Martini, Pedro Trigo Santana e Antônio Loureiro, nasceu a Musicosfera. Fruto da síntese de uma carreira de bastante estudo e experimentação, o primeiro trabalho de Mauro vem para trazer uma amostra dos momentos de troca e aprendizagem coletiva vividos entre o professor e seus alunos, tendo como palco o projeto musical intitulado Musicosfera, realizado a partir da Escola de Música da UFMG. O CD Cru, Cozido e Repartido é resultado de um longo processo artístico que se iniciou por volta de 2004, entre Mauro Rodrigues (flauta), Rafael Martini (piano), Pedro "Trigo" Santana (contrabaixo) e Antônio Loureiro (bateria/percussão).
Os músicos desenvolveram um trabalho juntos tendo como base as composições de Mauro Rodrigues. Nessa formação, experimentam interações ousadas e profundas em suas performances, especialmente no que tange a improvisação. Musicosfera é uma alusão à intensa atmosfera de sons e sentidos que emerge nas performances, ensaios, apresentações, e esta irreverência se reflete especialmente nas gravações do disco de Mauro.
Este show se constrói essencialmente a partir do cruzamento entre o legado musical de um músico mais velho, com os mais novos. Dessa interação surgiu algo que é significativo para todos e surpreendentemente novo e vivo. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e pelo Instituto Mineiro de Educação e Cultura - IMEC, este show marca o lançamento do CD e d vídeos produzidos pelo projeto. O disco foi gravado no Estúdio da Fazenda Macieiras em dezembro de 2017 por Alexandre Andrés e pós-produzidos entre abril e junho de 2018 no estúdio 304 por Chico Neves. Participam da apresentação Mauro Rodrigues (flauta), Rafael Martini (piano), Bruno Vellozo (contrabaixo) e Antônio Loureiro (bateria/percussão).
Sobre Mauro Rodrigues:
Graduado pela Escola de Música da UFMG, Mauro é mestre em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e doutor em Artes Cênicas pela UFMG. Foi Professor Visitante e Pesquisador Visitante da UFMG. Atualmente é professor na EM-UFMG. Como compositor, arranjador e instrumentista, tem os seguintes trabalhos autorais: Lua - Edição Brasileira (2000), Um Sopro de Brasil (2004), Suíte para os Orixás (2006), Trilha Sonora do documentário “O Homem Roxo” (Carabina Filmes - 2010), Misturada Orquestra (Independente - 2011), Trilha Sonora do documentário “Presépio Pipiripau – o mundo de Raimundo Machado” (Fazenda Filmes - 2013), Trilha Sonora da exposição itinerante “Canção Amiga – Clube da Esquina” (2017), e o mais novo trabalho autoral, e primeiro CD Cru Cozido e Repartido (2018). Tem trabalhos em parceria com artistas como: Nivaldo Ornelas, Cleber Alves, Gilvan de Oliveira, Adélia Prado, Maria Schneider, Hermeto Paschoal, Milton Nascimento, Nelson Ayres, Juarez Moreira, Toninho Horta, e Tavinho Moura, dentre outros.
Serviço:
Show de lançamento do CD Cru, Cozido e Repartido, de Mauro Rodrigues
Data: 09 de outubro de 2018, às 19h30
Local: Conservatório UFMG
Entrada Franca
Esse projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem patrocínio da UniBH.