sábado, 1 de novembro de 2014

Novembro é o mês da Vitrola

Equipamento, que quase desapareceu, nos últimos anos ganhou milhões de fãs e até um mês em sua homenagem 

Thomas Edson, inventor da vitrola ao lado de sua invenção
 Há 137 anos, mais precisamente em 1877, o inventor Thomas Edison criou um dos mais importantes objetos da história da música: a vitrola. Ela teve o seu auge nos anos 70 e 80, mas a partir da década seguinte o vinil deu lugar aos CDs. A partir dos anos 2000, quando o MP3 ganhou espaço entre os ouvintes, ninguém imaginava que haveria espaço para CD ou mesmo o vinil. Para surpresa de muitos, vem crescendo o número de fãs e, para celebrar, desde o ano passado no mês de novembro é comemorado o chamado Mês da Vitrola.

Além do Mês da Vitrola, no dia 21 de novembro será comemorado o dia em que Thomas Edison fez a primeira exibição pública de uma de suas geniais invenções. No Dia da Vitrola, deverá ocorrer uma série de encontros entre os fãs dos famosos “bolachões”. Os primórdios da vitrola O aparelho criado por Thomas Edison chamava-se fonógrafo, e funcionava da seguinte forma: uma agulha lia os sulcos de cilindros de estanho, cobre ou cera, que eram formados pela gravação dos sons, e os reproduzia. Em 1888, Emile Berliner criou o gramofone, que tinha os mesmos princípios do fonógrafo, mas trazia inovações como a leitura da agulha em zigue zague e a amplificação do som por meio de uma corneta, que ficava instalada na parte de cima do aparelho.

Os discos de cera saíram de cena e deram lugar ao de goma-laca, uma espécie de borracha endurecida e pesada Berliner se uniu ao inventor americano Eldridge Johnson, e juntos criaram a empresa Victor Talking Machine Company, em 1901.

O gramofone passou por aperfeiçoamentos e alterações em seu design, e finalmente em 1906, nasce a Victrola pela Victor Company. A vitrola hoje A criação e o sucesso dos compact discs, ou CD´s, que estouraram no final da década de 1980 e início dos anos 1990, acabaram por adormecer o uso das vitrolas por alguns anos. Essa situação assim permaneceu assim até o início do século 21, quando os toca-discos voltaram com tudo, utilizando as mais modernas tecnologias de reprodução aliadas ao design retrô característicos dos reprodutores de bolachões. Atualmente, além de um belo objeto de decoração com ares vintage, a vitrola é mais uma excelente opção para ouvir seus artistas preferidos com a clareza e a qualidade superior do vinil. 

Fonte: Cultura Alternativa

domingo, 26 de outubro de 2014

Musicoterapia para viver sem ter vergonha de ser feliz


Terapia com música reduz depressão em crianças e adolescentes


Na pesquisa, as crianças e adolescentes que receberam a musicoterapia melhoraram a autoestima e tiveram a depressão diminuída. Jovens com problemas comportais e emocionais demonstraram melhora significativa após passarem por terapia com música, conforme mostra estudo realizado pela Queen University Belfast, em parceria com a Northern Ireland Music Therapy Trust.

Pesquisa afirma que ouvir música reduz ansiedade de pacientes em hemodiálise Os pesquisadores também descobriram que aqueles que receberam a terapia com música tinham melhorado habilidades comunicativas e interativas em comparação com os que passaram por terapias tradicionais. Participaram do estudo, feito entre março de 2011 e maio de 2014, 251 crianças e jovens divididos em dois grupos: 128 passaram por cuidados habituais, enquanto 123 fizeram a terapia de música. Todos estavam em tratamento em decorrência de problemas emocionais de desenvolvimento ou de comportamento.

Os resultados iniciais sugeriram que os benefícios são evidentes a longo prazo. — Este estudo é muito significativo em termos de tratamentos eficazes para crianças e jovens com problemas de comportamento — disse o professor que liderou o estudo, Sam Porter. A equipe de investigação agora irá estudar para verificar o custo-benefício da musicoterapia em relação a outros tratamentos.

 Fonte http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/10/terapia-com-musica-reduz-depressao-em-criancas-e-adolescentes-4627143.html

sábado, 18 de outubro de 2014

Serenity in Fire vai lançar disco pelo selo Eternal Hatred Records

A Eternal Hatred Records confirmou recentemente que será o selo de lançamento do debut álbum da banda mineira (da cidade de Sete Lagoas) SERENITY IN FIRE no Brasil. O material, que ainda não possui título definido, se encontra em fase avançada de gravação, nas Minas Gerais. O disco contará com distribuição a ser conduzida pela Voice Music, tendo seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2015.


Fotos das sessões de gravação:

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Especial Expomusic: Feira começa em São Paulo e traz como novidade musicoteca para sensibilização musical

A Francal Feiras e a Abemúsica, organizadoras da Expomusic trazem pela primeira vez à feira a Musicoteca, Neste espaço criado com o intuito de levar música a crianças e adolescentes serão realizadas oficinas de sensibilização nos dias 19 e 21 de setembro, das 14 às 19 horas com 50 minutos de duração. As aulas terão capacidade para 30 alunos e as inscrições são feitas por ordem de chegada no espaço.

Segundo a educadora musical Eliana Fernandes de Camargo as oficinas tem o objetivo de incentivar professores e escolas a trabalhar música num formato lúdico com o intuito de não apenas formar futuros profissionais, mas também contribuir para o desenvolvimento do ser humano. Uma das preocupações da Abemúsica - Associação Brasileira de Música é com as especificações técnicas de acordo com faixa etária adequada, com selo do Inmetro para os instrumentos musicais infantis, de forma a incentivar a inicialização musical, mas de forma adequada. Em audiências promovidas pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, a Abemúsica tem participado auxiliando na definição de especificações técnicas dos instrumentos musicais.

A entidade propõe que sejam vistoriados e audidatos artigos entregues ao compradores, de forma a evitar fraudes. De acordo com o presidente da Associação Synésio Batista da Costa, a Abemúsica tem lutado para ajudar a estabelecer critérios técnicos na definição dos instrumentos musicais mais adequados para cada idade escolar.

 Mais informações sobre a Expomusic pelo site da Feira:
http://www.expomusic.com.br/2014

 Confira neste blog atualizações diárias sobre a Expomusic.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mawaca une música e teatro com canções de diversas partes do mundo em espetáculo


Ultimos finais de semana para assistir nosso espetaculo infantil  que encerra sua termporada no  Teatro Viradalata no dia 31 de Maio.  Embarque pelo mundo com Mawaca
Informações sobre o espetáculo: http://www.mawaca.com.br/infantil/

sábado, 26 de abril de 2014

Beatriz Azevedo lança single

Musicoteca apresenta o primeiro single do novo cd de Beatriz Azevedo,antroPOPhagia ao vivo em Nova York. Download gratuito da música no link abaixo.
musicoteca presents the first single of antroPOPhagia ao vivo em Nova York, the new album by Beatriz Azevedo. Now available as a free download: http://www.amusicoteca.com.br/?p=9164



Em breve, a gravadora Biscoito Fino lança o novo CD da artista brasileira,antroPOPhagia ao vivo em Nova York, gravado no Lincoln Center.  O projeto é realizado através de uma parceria da Biscoito Fino com o Sesc SP e conta com direção musical de Cristóvão Bastos e participação especial de Vinicius Cantuária.

A banda Beatriz Azevedo & Bárbaros Tecnizados apresentou o show antroPOPhagia no Walter Reade Theater do Lincoln Center em NYC com a seguinte formação:
ANGELO URSINI [clarinete, flautas, sax, escaleta]
BEATRIZ AZEVEDO [voz e violão]
CRISTÓVÃO BASTOS [piano e wurlitzer]
LEANDRO VASQUES [contrabaixo e vocais]
MATHEUS VON KRUGER [guitarra e vocais]
MAURICIO CHIARI [bateria]
NANA CARNEIRO DA CUNHA [violoncelo e vocais]

VINICIUS CANTUÁRIA [percussão e vocal]
Site da Beatriz Azevedo Facebook da Beatriz Azevedo Instagram da @BeatrizAzeved Youtube da Beatriz Azevedo twitter da @BeatrizAzevedo SoundCloud da Beatriz Azevedo iTunes da Beatriz Azevedo Beatriz Azevedo na Biscoito Fino - See more at: http://www.amusicoteca.com.br/?p=9164#sthash.ICsTYCFS.dpuf


http://www.beatrizazevedo.com.br

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Maria Fernanda canta Caetano Veloso hoje no Teatro do Sesi Campos


O show/tributo Os QUERERES de VELOSO é a forma pela qual a interprete, compositora e produtora cultural Maria Fernanda propõe ao SESI Cultural Rio unir esforços para reverenciar a grandiosidade e representatividade para cultura brasileira da obra do compositor e cantor baiano Caetano Veloso.

É imensamente gratificante saber que estarei no palco para levar para o público um repertório embebido de puro lirismo poético, verdade e paixão. As canções de Caetano Veloso nos fazem amar, polemizar e enxergar em nós mesmos o nosso desejo mais profundo – destaca Maria Fernanda, que no ano de 2011 foi eleita pelo SESI Cultural a Melhor Interprete do Estado do Rio de Janeiro; em 2013 participou das seletivas do The Voice Brasil 2 e da São Paulo Exposamba e consagrou-se vencedora do concurso Nova Música Brasileira - Samba no Estado do Rio.

Em Os QUERERES de VELOSO Maria Fernanda trará a público um pouco desta tradução da transformação, de tempo e espaço e as inúmeras possibilidades que a música de Caetano Veloso vem provocando nas pessoas e que os críticos culturais acreditam serem verdadeiros curtos circuitos sociais de sua literalidade e poesia ao longo de sua carreira.

CAETANO VELOSO

Nascido em Santo Amaro da purificação, na Bahia, em agosto de 1942, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é filho de Dona Cano e Seu Zezinho. Revolucionário em sua poesia nos presenteia com fraseados sonoros que movem nossa alma fazendo-nos vibrar - e consegue mostrar a importância não somente de estarmos vivos como também de que podemos/devemos fazer pela vida. Caetano nos toca sutilmente com a arte   de parâmetros próprios, renovando a linguagem artística, musicando poesias concretas, poetizando sons de timbres desconexos e criando a estética musical.

FICHA TÉCNICA
Voz / pesquisa / roteiro / produção / co-direção: Maria Fernanda
Direção cênica, roteiro e cenários: Fernando Crespo Rossi
Interpretação: Alexandre Ferram
Sax/flauta/arranjos/direção musical: Amaro Santana
Teclados: Dedel Barreto
Violão/guitarra: Tavo Duque
Baixo: Guilherme Vieira
Bateria: Robson Jorge Ferreira
Percussões: Lucas Alencar
Vocais: Grazielle Rosa e Fabiano Domingues
Sonorização: Victor Mineiro e Iluminação: Fabrício Simões

terça-feira, 15 de abril de 2014

Fulinaíma Sax Blues Poesia

FULINAÍMA PRODUÇÕES &


Blog SHOW FRANCISCO apresentam:


FULINAÍMA SAX BLUES POESIA


Hoje - 15 de Abril 2014 – Local: Dona Baronesa 21h

Dia 23 de Maio - 21h no Rancho do Peixe – Santa Clara - SFI

1964 – 2014 – 50 Anos de Golpe Militar
– venha soltar seu poema preso 

Artur Gomes + Reubes Pess + Dalton Freire – Participações Especiais: Lene Moraes + Renato Arpoador + Otávio Cabral



Brazilírica Pereira

neste país de fogo & palha
se falta lenha na fornalha
uma mordaz língua não falha
cospe grosso na panela
da imperial tropiCanalha

não me metam nestes planos
verdes/amarelos
meus dentes vãos armados
nem foices nem martelos
meus dentes encarnados
alvos brancos belos
já estão desenganados
desta sopa de farelos

ê fome negra
incessante
febre voraz - gigante
ê terra de tanta cruz
onde se deu primeira missa
índio rima com carniça
no pasto pros urubus

Artur Gomes
Suor & Cio - 1985

 
 
 
oficina de poesia falada e produção de vídeo
 
Oficina Cine Vídeo Teatro
produção da cine novela: RUIDURBANOS
 
Vídeo Instalação : RUIDURBANOS: Uilcon Pereira In Memória
 
fulinaíma produções
Blog Show Francisco
 
Rancho do Peixe
 
 
 
 
nossas palavras escorrem
pelo escorrer dos anos
estradas virtuais
fossem algaravias
nosso desejo que não se concreta

e
eu tenho a fome entre os dedos
a sede entre os dentes
e a língua sobre a escrita
que ainda não fizemos

e o que brota desse amor latente
se o desejo é tua boca
no lençol dos dias?

Artur Gomes 

www.pelegrafia.blogspot.com 
 
 
 
 
 
 
Poética

essa estrada que vai dar
no mar dos teus mistérios
ou
essa estrada que vai dar
no mar dos teus silêncios
ou
apenas o caminho para o mar
na coluna vertebral
dos teus suplícios
ou
o poema puro ofício
de te oferecer amor, meu vício
e te querer estrada. Sim

Artur Gomes
www.carnavalhagumes.blogspot.com