segunda-feira, 14 de março de 2011

Banda Tancredos leva a música dos anos 80 para a Feira do Mineirinho



ENTRADA FRANCA - QUINTA-FEIRA, 21H, 31/03/2011

TANCREDOS NA FEIRA DE ARTESANATO DO MINEIRINHO

Show com uma das melhores bandas do gênero em um dos espaços culturais mais democraticos da capital mineira.

No repertório as canções que marcaram o rock nacional dos anos 80.

IMPERDÍVEL!

O Estádio Jornalista Felippe Drummond é o maior ginásio poliesportivo do país localizado em Belo Horizonte.

Foi inaugurado em 1980, sendo mais conhecido como Mineirinho por se localizar ao lado do Estádio do Mineirão. Sua capacidade é para 25 mil pessoas.O Mineirinho conta com excelente localização de fácil acesso e apenas 12 minutos do centro da cidade,e é conhecido como um dos cartões postais de Belo Horizonte.Possui a sua frente a belissima Lagoa da Pampulha,onde está também localizado outros cartões postais como a Igrejinha da Pampulha,o Mineirão,a Casa do Baile e o Museu.Além de esportes, o local também atende a grandes shows e eventos culturais em seu interior ou em seus anexos.O Mineirinho é hoje o maior Estádio poliesportivo do Brasil,atendendo a jogos,eventos e shows. Na lista de shows do Mineirinho podemos destacar atrações como a banda RBD, os ingleses do Iron Maiden,Scorpions.(FONTE:WIKIPÉDIA)

Feira Mineira - A feira de artesanato do mineirinho.

Realizada todas as quintas-feiras das 16:00 hrs às 22:00 hrs e aos domingos das 08:00 hrs às 16:00 hrs, a Feira conta com a participação de 600 expositores distribuidos em: Vestuário, Bijuterias, Sapatos e Bolsas, Decoração e Utilidades Domésticas, Artes Plásticas e Gastronomia.

Localizada na área externa do Ginásio Mineirinho, no coração da Pampulha, a Feira Mineira de Arte e Artesanato é um evento que divulga o artesanato, a arte e a cultura para a população e proporcionando visibilidade para artesãos e artistas da nossa região.

Atrações culturais de entretenimento e lazer, também são pontos destacados na Feira. Em seu palco já se apresentaram artistas de renome nacional como: Emerson Nogueira, Tianastácia, Beto Guedes, Tancredos, Made in 80 dentre outros.

A Feira Mineira tem entrada gratuita e reúne aproximadamente quarenta mil pessoas por semana. Completamente coberta, é monitorada por câmeras de segurança, o que contribui para a tranqüilidade, dos seus freqüentadores.

TANCREDOS:

A banda estreou na cena roqueira de Belo Horizonte 10 de setembro de 2005, ainda com o nome Tancredo Não Morreu. Foi na primeira edição da festa Demodê que aconteceu na boate 360 GRAUS no bairro Savassi, a convite do “descolado” DJ Binho.

A “sacada” do nome é uma óbvia homenagem bem humorada ao político mineiro Tancredo Neves, ícone dos anos 8Ø e parte do inconsciente coletivo brasileiro. Um trocadilho inusitado com a frase “Elvis Não Morreu”.

Há algum tempo, adotaram como novo nome, o “apelido” Tancredos, já que eram assim carinhosamente chamados pelo público...

Desde então a Tancredos vem consolidando-se como pioneira e uma das principais atrações dessa maré de bandas covers dos anos 8Ø, nova vertente que surgiu em função da atual onda nostálgica pela chamada década perdida.

*integrantes (quem faz o que)

Após algumas reformulações na formação,Tancredos retornam aos palcos da cidade com uma formação sólida com músicos reconhecidamente gabaritados de BH, Fábio X nos vocais, Allez rock no contrabaixo, Marcelo Boomer na bateria, Nando Drumond asssumindo o posto de guitarrista e Lucas Diniz nos teclados, flauta transversal e sax.

*que tipo de música toca no repertório:

(cont.) Engana-se quem pretende assistir ao show e ouvir as ditas músicas “trash”, como temas televisivos, ou as músicas descartáveis da época...

Na verdade esse é o grande diferencial da Tancredos, a banda seguiu exatamente o caminho oposto ao da maioria das outras no gênero - Nada de visual retrô, nem apologia aos ufanismos e aos excessos da época... São apenas músicos com cara de músicos, executando boas músicas no palco, dessa forma simples acertaram bem na mosca: centram-se em um apanhado do vasto universo musical daquela safra de boas bandas produzidas no Rock Brasil dos anos 80 – executam arranjos consistentes de canções bem comuns aos ouvidos trintões e quarentões e que hoje conquistam cada vez mais novos adeptos em tempos de Internet, influenciando inclusive uma gama de outras boas bandas autorais da atualidade.

No set list, clássicos do BRock* como IRA!, Paralamas do Sucesso, Lobão, mesclados ao resgate de músicas que todo mundo adora, mas quase ninguém tinha coragem de tocar, dentre as quais destacamos “Pros Que Estão Em Casa” (Hojerizah), “Até Quando Esperar” e “Proteção” (Plebe Rude), “Armadilha” (Finis Africae), “Agora Eu Sei” (ZERØ), “Pátria Amada” (Inocentes), “Gata Maluca” (TNT), “O Homem Que Não Vendeu Sua Alma” (Picassos Falsos) e ainda um bloco inteiro de músicas incendiárias do Ultraje a Rigor, uma emendada na outra, um dos pontos altos do show.

Certo dia, a antenada DJ Slut, impressionada com o vigor sonoro, definiu o estilo da banda como “Kick ass 80’s Rock”, abrasileirando, seria algo como “Rock dos 80 chute no rabo”. Os Tancredos gostaram tanto que assim definem seu estilo desde então.

terça-feira, 8 de março de 2011

Especial 8 de março: O Grito das Mulheres Cáusticas


A banda brasileira Cáustico, formada por mulheres, de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apresentou neste sábado de carnaval no Grito Rock, em Itabirito. Entre as músicas do grupo está uma especialmente "Para Vocês" que descobriram a força do ventre, capaz de mover o mundo.

Por enquanto postamos aqui a letra e fotos. Em breve divulgaremos vídeos do show em: http://youtube.com/bandacaustico

Para vocês (Mulheres)

Onde estão as pregas de sua garganta...
Quando vale só o que está exposto
Por mais que você tente não adianta
Há como disfarçar as marcas do rosto
Mas os traços no pescoço não
E nem mesmo as linhas da mão.

(Coro)
Até hoje você não gozou por não descobrir
A força do teu ventre seria capaz de te levar além
Continuar inventando desculpas não faz bem
Nunca é tarde para cair na real e de fato se abrir
Não é necessário consultar vidente ou advinha
Quando você aprende pela estrada que caminha.

Onde estão as pregas da sua garganta
Agora que já não podem mais lhe calar
Você gritou quando quis apenas falar
E quando uma mulher ativa se levanta
No pedal da estrada ela pisa fundo
E sua força começa a mover o mundo.

(Coro)
Até hoje você não gozou por não descobrir
A força do teu ventre seria capaz de te levar além
Continuar inventando desculpas não faz bem
Nunca é tarde para cair na real e de fato se abrir
Não é necessário consultar vidente ou advinha
Quando você aprende pela estrada que caminha.


Letra: Brenda Mars e Música: Cáustico

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Rock é nossa praia de carnaval!

Hoje vai ter Grito Rock, o maior festival integrado da América Latina em Itabirito. Ele está sendo realizado desde o dia 19 de fevereiro e até o final, em 28 de março, passará por 132 cidades e 9 países: Brasil, Uruguai, Boliva, Chile, Panama, Costa Rica, Honduras e El Salvador. A expectativa deste ano é que mais de 900artistas se apresentem para um público de aproximadamente 80 mil pessoas.

Os shows em Itabirito começam às 16 horas na tenda atrás da Biblioteca da Praça da Estação.

16:00 – Música com DJ’s

17:00 – Banda Cáustico (BH)

18:00 – Peripécias de Epaminondas

19:00 – Supertape

20:00 – Quase Coadjuvante (BH)

Banda Cáustico faz show no Grito Rock

Sábado, 05 de março é dia de tocar na praça da estação! Para quem pensou que a nossa praça, na região central de Belo Horizonte voltou a receber eventos culturais de artistas independentes, se enganou. Frente às regras impostas, que dificultam a ocupação dos espaços públicos pelos artistas na capital mineira, a banda Cáustico vai tocar na Praça da Estação de Itabirito! O show faz parte do Grito Rock, o maior festival de música independente da América Latina, que acontece em várias cidades.

“Em referência ao movimento Praia da Estação e aproveitando a oportunidade carnavalesca, a um show com muito rock e irreverência. Vamos tirar nossas roupas de praia do guarda-roupa e mostrar que já que o mar não está pra peixe em BH, vamos invadir outras praias com nosso som.” (Banda Cáustico)

O protesto da banda está presente na poesia, música e na performance e o Grito Rock Cáustico será ouvido neste fim-de-semana.

Cáustico aposta na mescla de linguagens artísticas na música

A banda Cáustico, ex Caution, completou uma década de existência em 2010 e decidiu se corromper, por que não? Quebrar as barreiras de estilos e trafegar num universo estético sem fronteiras: mesclando música com outras artes: literatura, artes cênicas e artes visuais. E são de experiências diversas no universo sonoro e artístico que as mulheres cáusticas se unem para compor músicas que dialogam mais com o universo do indie-rock, isso para quem quer algum tipo de definição.

A Caution foi uma das primeiras bandas de rock feminina de Belo Horizonte e em 2008 recebeu em São Paulo, o Prêmio GRC Music 2008, na Categoria Revelação. Com duas demos lançadas: “Caution: Think about your like” (2002) e “Caminos” em 2006, material distribuído no circuito alternativo da América Latina: Argentina e Chile e também na Europa: Bélgica e Alemanha, hoje, como Cáustico, com letras em português, a banda acredita que pode alcançar vôos mais altos, pois há uma cena grande para ser explorada ainda e um novo público a ser marcado pelo som destas mulheres roqueiras.


A banda, depois de ter passado por algumas formações, encontrou novas identidades com a união de Brenda Mars (bateria), Polly Alves (baixo) e Pamilla (guitarra e voz). A partir do encontro dessas musicistas passou a produzir um som próprio, fruto da mescla de bagagens diferentes e amadurecimento musical das integrantes que já tiveram várias experiências como artistas. Com esta formação a Cáustico se apresentou edição de Belo Horizonte do festival internacional Lady Fest, ao lado de bandas femininas como Dominatrix. Para o Grito Rock de Itabirito contaremos com a participação especial da vocalista Camila Mattarelli.
A Cáustico mescla nos shows linguagens de outras artes, principalmente performances poéticas, já que a baterista Brenda Mars, tem se destacado no cenário da poesia, com apresentações em várias partes do Brasil e do mundo: Chicago (Estados Unidos), Paris (França), Buenos Aires (AR), Caracas (Venezuela) e Santiago (Chile).

A música Ismália, feita a partir do poema de Alpnhonsus de Guimaraens, single lançado neste final de ano no Myspace (http://myspace.com/bandacaustico) tem recebido aprovação do público e fará parte este ano de um show de homenagem ao poeta simbolista, nos 90 anos de sua morte.

As integrantes da banda Brenda Mars e Pâmilla Vilas Boas são do Instituto Imersão Latina (IMEL) e dos Coletivos Contorno e Pegada, Juntas idealizaram o projeto Música de Fronteira que defende a fronteira como identidade e pesquisa sonoridades na América Latina de grupos que também apostam na mescla como um caminho importante de experimentação e de diálogo intercultural. Muitas trocas culturais e realizações coletivas estão previstas para este ano. As novidades poderão ser conferidas no blog musicadefronteira.blogspot.com e no site imersaolatina.com.

Contatos: bandacaustico@gmail.com
(31) 88119469 (31) 3227-6869 (Brenda Mars)
(31) 87492044 (Pâmilla Vilas Boas)
Crédito da Foto de divulgação: Filipe Marks



Banda Cáustico
bandacaustico@gmail.com
www.myspace.com/bandacaustico
www.twitter.com/bandacaustico